Carro Rebaixado
Mas você sabe dos cuidados que deve ter ao rebaixar seu carro?
O projeto de um automóvel assegura todas as possibilidades de uso,
portanto se você quiser alterar algum componente é preciso muita cautela
para não comprometer a carroceria e principalmente a dirigibilidade.
Nos carros rebaixados, por exemplo, o método mais utilizado é o corte
das molas. Outra opção seria a compressão ou o destemperamento das
molas. Em qualquer dos casos, essa prática diminui o curso dos
amortecedores e, conseqüentemente, a vida útil de todos os componentes
da suspensão. Já existem amortecedores e molas especiais para essa
finalidade, mas o custo é elevado e o tempo de instalação é demorado.
A tendência é que um carro rebaixado tenha mais estabilidade, já que o
centro de gravidade também fica mais baixo, porém o conforto fica
comprometido. A suspensão original dos carros é a que sempre entrega o
melhor equilíbrio entre estabilidade e conforto.
Outro ponto a ser destacado em carros rebaixados é a integridade da
carroceria. De acordo com a Dana, fabricante de sistemas automotivos, o
risco mais sério é a possibilidade de trincas e rachaduras no monobloco,
principalmente nas áreas próximas às torres dos amortecedores.
Atualmente, o rebaixamento da suspensão é uma pratica legalizada. Entrou
em vigor no dia 1º de maio a resolução 262 do Conselho Nacional de
Trânsito (Contran). Embora não especifique quais tipos de modificação
poderão ser feitas, a resolução não permite o uso de molas com regulagem
de altura. Deste modo, não estão homologados os sistemas com rosca e a
ar.
Quem quiser alterar a altura do veículo, seja levantar ou rebaixar, deve
levar o carro para uma inspeção que avaliará a modificação. Essa
inspeção só pode ser realizada em local cadastrado pelo Instituto
Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Após aprovada a alteração, será emitido o Certificado de Segurança
Veicular (CSV).
Depois disso, é preciso levar o veículo ao Departamento de Trânsito
(Detran) para acrescentar ao documento a inscrição “medida verticalmente
do solo ao ponto do farol baixo do veículo”, como consta na nova
resolução. Vale lembrar que ao efetuar as manutenções na suspensão o
ideal é substituir uma peça por outra da mesma marca.
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